Pular para o conteúdo principal

Um milhão de haitianos podem ter dificuldades de conseguir alimentos por causa do furacão

EBC | Internacional
ONU -02.11.2012


Haiti também registra grandes estragos após passagem de furacão Sandy
(Photo Logan Abassi UN/MINUSTAH)

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), entre 15 e 20 mil pessoas no Haiti tiveram suas casas completamente destruídas, danificadas ou inundadas após a passagem do furacão Sandy. Cuba, Jamaica, Bahamas e Estados Unidos também foram atingidos. A ONU ressalta que mais de 1 milhão de haitianos estão enfrentando “insegurança alimentar” como resultado da devastação causada pelo furacão. Isso significa que esse contingente de pessoas está em situação de vulnerabilidade em relação às condições de acesso a alimentos em quantidade adequada para a saúde.

O chefe de operação do escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) no Haiti, Johan Peleman, disse que ainda estão sendo consolidandos os dados da destruição causada pela tempestade e um quadro completo levará algum tempo para ser concretizado. A situação causa mais preocupação porque o país foi atingido por um longo período de seca este ano, bem como por um outro furacão, o Isaac, que passou pelo país em agosto.

Os sistemas de água e saneamento terão de ser drenados o mais rápido possível, por conta da ameaça de um surto de doenças transmitidas pela água, especialmente de cólera. A doença ainda é endêmica no país e Peleman diz que é possível ocorrer um aumento nos casos de cólera. Há cerca de 1,2 milhão de pessoas em situação de insegurança alimentar no país, que já é a nação mais pobre do hemisfério ocidental e ainda se recupera do terremoto ocorrido em janeiro de 2010.

Veja algumas imagens divulgadas pela ONU sobre os estragos causados pelo Sandy no Haiti.

Postagens mais visitadas deste blog

Sopa Receita Joumou - Sopa da Liberdade!

Pra quem gosta de cultura e culinária, ta aí a Sopa da Liberdade!
Era um prato dos Colonizadores, e os escravos não tinham acesso, até à sua Independência. A partir daí, anualmente, no dia 1º de Janeiro (Dia da Independência) eles a celebram degustando essa prato tipicamente Haitiano. Uma boa dica para as Feiras Missionárias no Brasil!
Sopa Receita Joumou
Sexta-feira, 4 de marco de 2011 16:24



O prato monumental da Revolução haitiana, Sopa Joumou, sopa de abóbora, E o Prato De conquistadores. E tradicionalmente servido no Dia da Independência do Haiti, 01 de janeiro, Como hum começo Saudável par o Outro ANO.

Ingredientes
- 1 kg de carne faça Pescoço OU rabo de boi
- 1/2 limão
- Sal fino
- Esmagado pimenta preta
- Água (Suficiente parágrafo cobrir uma carne; Mais Água podem Ser adicionados Mais Tarde parágrafo ajustar uma consistência)
- 2 kg abóbora, descascados e cubbed (alternadamente, utilizar abóbora enlatada)
- 1 cebola Pequena Cortada los cubos
- 2 Talos cebolinha verde picada
- 4 Dentes de…

Pós Furacão Matthew... oportunidade de fazer a diferença!

Nossa família e Equipe missionária estão bem, graças a Deus!
Já estivemos lá na região analisando os danos, prestando uma ajuda inicial a algumas famílias, e elaboramos uma proposta de Plano de Ação Emergencial para nossa agência. Estamos aguardando a decisão do Gabinete de Crise da Junta para agir em favor das vítimas. Ore por isso, ok?
Nesse momento o que é mais urgente é alimento e a restauração dos telhados e casas afetadas pelos ventos. Como a logística de armazenamento, transporte e envio do Brasil para o Haiti é bastante cara, demorada e vulnerável a questões aduaneiras, nossa sugestão é para que enviem recursos financeiros, e o que for arrecadado aí, como roupas, sapatos e outros itens, vocês realizem Bazares e Eventos (almoços ou jantares) para reverter os itens arrecadados em recurso financeiro que será bem mais facilmente transferido e revertido aqui na economia local, em alimentos e materiais de construção.
Para ajudar:
1) Através do "Ajude Agora Haiti" coordenad…