Pular para o conteúdo principal

UNESCO na reconstrução do Haiti através da cultura

Paris, 19 abr (Prensa Latina) A função capital da cultura na reconstrução do Haiti foi destacada hoje aqui durante a apresentação na UNESCO de 15 projetos encaminhados a reedificar essa ilha que precisam o apoio urgente de doador.

Irina Bokova, diretora geral da Organização, chamou à generosidade e ao compromisso de Estados Membros, instituições, organizações multilaterais, bancos de desenvolvimento, atores do setor privado e organizações da sociedade civil na recuperação desse país.

Imediatamente após o sismo que afetou o Haiti em 2010 nasceu um vasto movimento de solidariedade que deve se transformar agora em uma aliança duradoura e em um compromisso contínuo por ajudar a empreender um imenso e longo trabalho de reconstrução, assinalou.

Michaelle Jean, enviada especial para o Haiti da UNESCO, disse a Prensa Latina que a cultura deverá ser o motor de refundação porque além de ser inseparável do desenvolvimento sustentável, econômico e da coesão social, constitui a marca desse povo.

O cataclismo maior foi a escravatura. Despossuídos de tudo, de suas línguas, seus nomes e de suas histórias, entregues como mercadoria e bestas de carga, se valeram de uma força invencível de criação para se dar força a eles mesmos, disse.

Para Jean, no Haiti a arte sempre teve um valor supremo e foi um espaço de reconquista da vida, da esperança, da luz e da dignidade.

As ações propostas para a reconstrução através da cultura se centrarão em quinze projetos que abarcarão Patrimônio da Humanidade (cultural e natural), patrimônio cultural imaterial, patrimônio imóvel(museus, arquivos, bibliotecas)e as indústrias e políticas culturais.

Postagens mais visitadas deste blog

Sopa Receita Joumou - Sopa da Liberdade!

Pra quem gosta de cultura e culinária, ta aí a Sopa da Liberdade!
Era um prato dos Colonizadores, e os escravos não tinham acesso, até à sua Independência. A partir daí, anualmente, no dia 1º de Janeiro (Dia da Independência) eles a celebram degustando essa prato tipicamente Haitiano. Uma boa dica para as Feiras Missionárias no Brasil!
Sopa Receita Joumou
Sexta-feira, 4 de marco de 2011 16:24



O prato monumental da Revolução haitiana, Sopa Joumou, sopa de abóbora, E o Prato De conquistadores. E tradicionalmente servido no Dia da Independência do Haiti, 01 de janeiro, Como hum começo Saudável par o Outro ANO.

Ingredientes
- 1 kg de carne faça Pescoço OU rabo de boi
- 1/2 limão
- Sal fino
- Esmagado pimenta preta
- Água (Suficiente parágrafo cobrir uma carne; Mais Água podem Ser adicionados Mais Tarde parágrafo ajustar uma consistência)
- 2 kg abóbora, descascados e cubbed (alternadamente, utilizar abóbora enlatada)
- 1 cebola Pequena Cortada los cubos
- 2 Talos cebolinha verde picada
- 4 Dentes de…

Pós Furacão Matthew... oportunidade de fazer a diferença!

Nossa família e Equipe missionária estão bem, graças a Deus!
Já estivemos lá na região analisando os danos, prestando uma ajuda inicial a algumas famílias, e elaboramos uma proposta de Plano de Ação Emergencial para nossa agência. Estamos aguardando a decisão do Gabinete de Crise da Junta para agir em favor das vítimas. Ore por isso, ok?
Nesse momento o que é mais urgente é alimento e a restauração dos telhados e casas afetadas pelos ventos. Como a logística de armazenamento, transporte e envio do Brasil para o Haiti é bastante cara, demorada e vulnerável a questões aduaneiras, nossa sugestão é para que enviem recursos financeiros, e o que for arrecadado aí, como roupas, sapatos e outros itens, vocês realizem Bazares e Eventos (almoços ou jantares) para reverter os itens arrecadados em recurso financeiro que será bem mais facilmente transferido e revertido aqui na economia local, em alimentos e materiais de construção.
Para ajudar:
1) Através do "Ajude Agora Haiti" coordenad…