Pular para o conteúdo principal

Haiti registra 4.030 mortos por cólera

Imagen de muestraPorto Príncipe, 28 jan (Prensa Latina) A 4.030 ascende a cifra total de mortos pela epidemia de cólera que açoita o Haiti há dois meses, confirmou um boletim oficial.

  O relatório, divulgado pelo Ministério de Saúde Pública e População, indicou que até o dia 24 de janeiro foram registrados 209.034 contágios.

Apesar de continuaram as mortes, os estudos revelam que o impacto da epidemia começou a diminuir.

Segundo funcionários da Organização Panamericana da Saúde (OPS), agora os falecimentos se devem a uma infecção bacteriana.

Diante da nova situação, a OPS orientou uma investigação para avaliar uma possível contaminação em hospitais ou em casas através de medicamentos, alimentos ou outra fonte.

O primeiro caso de cólera neste território caribenho foi detectado no dia 19 de outubro na região de Artibonite.

Desde então o surto estendeu-se pelos 10 departamentos em que se divide este empobrecido país e chegou à República Dominicana, estado que compartilha com o Haiti a ilha A Espanhola.

As escassas condições de saúde e a falta de higiene neste território devastado no dia 11 de janeiro de 2010 por um terremoto propiciaram a expansão da doença.

Não obstante, instâncias multilaterais e nações de vários continentes, principalmente latino-americanas, mantêm a assistência.

Cuba e Venezuela destacam-se pela ajuda oferecida com fornecimentos de medicamentos, artigos de higienização e pessoal especializado para tratar a doença.

A Brigada Médica Cubana, integrada por mais de 1.300 profissionais da saúde, está a cargo de mais de 40 por cento dos afetados e tem o menor índice de letalidade, de ao redor de 0,54 por cento.

Postagens mais visitadas deste blog

Sopa Receita Joumou - Sopa da Liberdade!

Pra quem gosta de cultura e culinária, ta aí a Sopa da Liberdade!
Era um prato dos Colonizadores, e os escravos não tinham acesso, até à sua Independência. A partir daí, anualmente, no dia 1º de Janeiro (Dia da Independência) eles a celebram degustando essa prato tipicamente Haitiano. Uma boa dica para as Feiras Missionárias no Brasil!
Sopa Receita Joumou
Sexta-feira, 4 de marco de 2011 16:24



O prato monumental da Revolução haitiana, Sopa Joumou, sopa de abóbora, E o Prato De conquistadores. E tradicionalmente servido no Dia da Independência do Haiti, 01 de janeiro, Como hum começo Saudável par o Outro ANO.

Ingredientes
- 1 kg de carne faça Pescoço OU rabo de boi
- 1/2 limão
- Sal fino
- Esmagado pimenta preta
- Água (Suficiente parágrafo cobrir uma carne; Mais Água podem Ser adicionados Mais Tarde parágrafo ajustar uma consistência)
- 2 kg abóbora, descascados e cubbed (alternadamente, utilizar abóbora enlatada)
- 1 cebola Pequena Cortada los cubos
- 2 Talos cebolinha verde picada
- 4 Dentes de…

Pós Furacão Matthew... oportunidade de fazer a diferença!

Nossa família e Equipe missionária estão bem, graças a Deus!
Já estivemos lá na região analisando os danos, prestando uma ajuda inicial a algumas famílias, e elaboramos uma proposta de Plano de Ação Emergencial para nossa agência. Estamos aguardando a decisão do Gabinete de Crise da Junta para agir em favor das vítimas. Ore por isso, ok?
Nesse momento o que é mais urgente é alimento e a restauração dos telhados e casas afetadas pelos ventos. Como a logística de armazenamento, transporte e envio do Brasil para o Haiti é bastante cara, demorada e vulnerável a questões aduaneiras, nossa sugestão é para que enviem recursos financeiros, e o que for arrecadado aí, como roupas, sapatos e outros itens, vocês realizem Bazares e Eventos (almoços ou jantares) para reverter os itens arrecadados em recurso financeiro que será bem mais facilmente transferido e revertido aqui na economia local, em alimentos e materiais de construção.
Para ajudar:
1) Através do "Ajude Agora Haiti" coordenad…