Pular para o conteúdo principal

Após cólera e tragédia sísmica, Haiti é marcado por 'terremoto de alegria'


Régis Rösing, repórter do "Esporte Espetacular", mostra como o trabalho do Exército Brasileiro ajuda crianças orfãs a sorrirem através do esporte

Por GLOBOESPORTE.COMPorto Príncipe, Haiti
O Haiti, nação mais pobre das Américas, é, hoje, dependente da ajuda humanitária internacional para se reerguer após um terremoto que matou 300 pessoas em janeiro de 2010. Além da Organização das Nações Unidas (ONU), está presente no país o Exército Brasileiro, responsável não apenas por manter a ordem nas ruas, mas também por fazer crianças orfãs mais felizes através do esporte.
Veja no video ao lado!
Segundo dados da UNICEF, mais de 2 milhões de crianças vivem sem acesso à água potável no Haiti. Para tomar banho e lavar roupas, muitas famílias fazem uso do esgoto. Da falta de elementos básicos à sobrevivência, quase cinco mil pessoas já foram mortas pela epidemia de cólera no país.
Apesar da miséria, pequenos gestos podem causar grandes transformações. É o que têm feito soldados brasileiros ao resgatarem crianças sem família das ruas, muitas delas anteriormente retiradas de escombros após o forte tremor de terra. Com dinheiro do próprio bolso, estes missionários da paz construiram e mantém um orfanato, no qual o esporte é a bola da vez para fazer sorrir pequenos orfãos haitianos.
Ao lado do Exército, atletas brasileiros também se emocionam ao levar às crianças um pouco de suas modalidades. É o caso da ginasta Dayane Camillo, ouro no Pan-Americano de Winipeg e de Santo Domingo, e oitavo lugar em duas Olimpíadas, Sidney, em 2000 e Atenas, em 2004. Através da ginástica ritmica, esporte de pouco valor no Brasil, ela assiste às gargalhadas e sorrisos de um grupo de jovens do orfanato:
- Foi a maior emoção na minha vida, nem uma medalha de ouro chega perto da emoção de ter provocado sorrisos em crianças que não sabiam o que era sorrir.

Postagens mais visitadas deste blog

Sopa Receita Joumou - Sopa da Liberdade!

Pra quem gosta de cultura e culinária, ta aí a Sopa da Liberdade!
Era um prato dos Colonizadores, e os escravos não tinham acesso, até à sua Independência. A partir daí, anualmente, no dia 1º de Janeiro (Dia da Independência) eles a celebram degustando essa prato tipicamente Haitiano. Uma boa dica para as Feiras Missionárias no Brasil!
Sopa Receita Joumou
Sexta-feira, 4 de marco de 2011 16:24



O prato monumental da Revolução haitiana, Sopa Joumou, sopa de abóbora, E o Prato De conquistadores. E tradicionalmente servido no Dia da Independência do Haiti, 01 de janeiro, Como hum começo Saudável par o Outro ANO.

Ingredientes
- 1 kg de carne faça Pescoço OU rabo de boi
- 1/2 limão
- Sal fino
- Esmagado pimenta preta
- Água (Suficiente parágrafo cobrir uma carne; Mais Água podem Ser adicionados Mais Tarde parágrafo ajustar uma consistência)
- 2 kg abóbora, descascados e cubbed (alternadamente, utilizar abóbora enlatada)
- 1 cebola Pequena Cortada los cubos
- 2 Talos cebolinha verde picada
- 4 Dentes de…

Pós Furacão Matthew... oportunidade de fazer a diferença!

Nossa família e Equipe missionária estão bem, graças a Deus!
Já estivemos lá na região analisando os danos, prestando uma ajuda inicial a algumas famílias, e elaboramos uma proposta de Plano de Ação Emergencial para nossa agência. Estamos aguardando a decisão do Gabinete de Crise da Junta para agir em favor das vítimas. Ore por isso, ok?
Nesse momento o que é mais urgente é alimento e a restauração dos telhados e casas afetadas pelos ventos. Como a logística de armazenamento, transporte e envio do Brasil para o Haiti é bastante cara, demorada e vulnerável a questões aduaneiras, nossa sugestão é para que enviem recursos financeiros, e o que for arrecadado aí, como roupas, sapatos e outros itens, vocês realizem Bazares e Eventos (almoços ou jantares) para reverter os itens arrecadados em recurso financeiro que será bem mais facilmente transferido e revertido aqui na economia local, em alimentos e materiais de construção.
Para ajudar:
1) Através do "Ajude Agora Haiti" coordenad…